01 Filosofia - Alma brasileira

de Pedro Prellwitz em October 26, 2021

Brasilidade é um grande pilar da VITO, afinal de contas surgimos com o propósito de criar produtos com os homens brasileiros justamente para atender aquilo que não havia disponível para nós a um preço que coubesse no bolso do homem brasileiro.

Desde que a marca surgiu, e a marca saiu de um projeto para uma empresa e de uma empresa para outra, de um canal para o outro, as experiências foram muitas. E empreender no Brasil nos deu ainda mais sentido para pensar sobre porquê fazemos o que fazemos e porquê persistir em meio a tantas adversidades que o país passou trouxe muita reflexão.

Quando a marca surgiu havia ainda no mercado a ideia de você usar uma "personna" como os iniciados em marketing chamam, você idealizar e aproximar ideias sobre hábitos hipotéticos de um personagem criado por gente que estava ali chutando e rascunhando os detalhes sobre essa pessoa.

Essa técnica ainda existe, mas tendo passado por tantas experiências de canais, de termos ido algumas vezes ao sul e ao nordeste brasileiro nos encontrar com barbearias e clientes finais, percebemos que tudo aquilo que a gente projetava sobre os reais usuários da marca era muito pobre diante da realidade.

O grande lance de encontro entre a marca e os homens brasileiros era uma verdadeira percepção de que havia ali algo diferente, um produto bem pensado, uma fragrância que cabia no uso do produto, que servia tanto ao curitibano (supostamente a cidade mais fria do sistema solar) quanto ao pernambucano que convive com altas temperaturas o ano todo.

Nas interações ficava claro que havia uma percepção clara de qualidade, que a fragrância cabia bem ao produto e que a moderação no uso de alguns ingredientes que o mercado acabou perdendo a mão.

Descobrimos também que os homens consomem de um jeito muito diferente do que se pensa. Nos mercados de cuidado e beleza femininos, a ideia preponderante é de que uma cliente da classe AAA escolhe um produto classe AAA. No mercado masculino, ao contrário, existem homens que consomem os produtos da VITO que vivem vidas modestas, ao mesmo tempo que existem homens que vivem uma vida muito boa e lavam a cabeça com sabão de côco.

Dessa experiência rica em entender que o despertar do usuário para o produto é o teste, a percepção física, a tal da experiência, atendendo pedidos dos mais variados segmentos sociais e bases geográficas, entendemos que estávamos  caminhando na nossa direção de misturar ingredientes naturais com demandas reais de homens que tinham percebido o que VITO estava fazendo.

E essa conexão passava por atender gente real, diversa e que não queria o produto natureba nem o shampoo de farmácia que fosse basicamente detergente diluído, que havia espaço para algo que trouxesse valor com preço.

 

DE VOLTA AO TOPO

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods