Como cuidar da barba: dicas para por em prática já

de Rafael Meier em May 04, 2022

Desde 2014 ouvimos sobre a moda da barba e a possibilidade de ela acabar. Mais de 7 anos depois, a barba continua por aí mas muitos homens ainda possuem hábitos ruins com relação aos cuidados com a barba.

Por isso, separamos algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia para cuidar melhor dos seus fios faciais.

 

Diferenças entre os fios de barba e do cabelo

Primeira dica para entender quais tipos de cuidados são importantes com a barba: há uma grande diferença em relação ao cabelo. Além da espessura dos fios e a sensibilidade da pele, a barba se localiza próxima de duas regiões delicadas com relação à sujeira: o nariz e a boca.

 

Problemas relacionados à barba mal cuidada

A boca naturalmente reúne diversas bactérias, sem contar a ingestão de alimentos. E pelo nariz entra simplesmente o ar que se respira. Junte as duas coisas com uma barba suja e mal cuidada e claro que o resultado não pode ser diferente: alergias, irritação do nariz, descamação da pele do rosto, proliferação de fungos e por aí vai.

 

Dicas para cuidar da barba no dia a dia

Assim chegamos na primeira regra para cuidar da barba. Procure manter especialmente a região próxima a nariz e boca sempre limpa. E para isso, trabalhe em duas frentes: evitar sujar e limpar quando sujar.

Parece óbvio? Então confira se você não comente pelo menos um dos seguintes erros abaixo.

Passar a mão na barba com muita frequência

A mão naturalmente produz suor e oleosidade, substâncias indesejáveis na barba. Excesso de umidade e oleosidade favorecem a proliferação de fungos e bactérias e isso é um problema ainda maior se a sua barba for bastante cheia. Cheia de esconderijos para esses microrganismos.

Usar shampoo de cabelo na barba

Shampoo para barba parece frescura pra você? Saiba que a pele do couro cabeludo é muito mais resistente que a do rosto. Por conta disso, a maioria dos shampoos pra cabelo possuem um PH mais agressivo. No couro cabeludo isso passa despercebido. No entanto, ao usar um shampoo inadequado no rosto, a chance de causar irritação na pele é enorme, além da possibilidade de criar caspa na barba.

OBS: aqui na VITO nós temos, sim, um shampoo que serve para barba e cabelo. Então estamos sendo hipócritas? Não, nosso Shampoo de Banana foi desenvolvido para ter um PH adequado para o rosto, além de fornecer uma hidratação e nutrição naturais para os fios. Por isso ele funciona bem tanto no cabelo quanto na barba.

Não cuidar da hidratação do fio de barba

Muita gente acha que o problema de a barba ficar ressecada é só ela parecer um caule de rosa espinhoso. Claro que é chato uma barba áspera, que pinica quando você vai cumprimentar alguém, mas o problema vai mais além.

Os fios de barba são cobertos por uma espécie de camada de escamas sobrepostas. Em um fio de barba ressecado, essas pequenas escamas levantam, deixando uma área aberta. Essa área, além de favorecer a proliferação de microrganismos, é um ponto de vazamento de hidratação e nutrientes, deixando o fio fraco e ainda mais áspero e duro.

OBS: o Shampoo de Banana que mencionamos acima ajuda bastante nessa questão da hidratação dos fios. Além dele, temos aqui na Vito o nosso Balm para Barba. Além de ser um creme hidratante para a barba, ele ajuda a modelar e alinhar os fios mais rebeldes que ficam espetados pra fora. E pasme: ele possui mais de 120 avaliações, com uma média de 4,9/5. Peça já o seu e aproveite 40% de desconto em sua primeira compra com o cupom QUERO40.

2 comentários
de Wagner Luis Lopez Pedroso em May 23, 2022

Boas informações

de Boris em May 23, 2022

Se eu for falar da quantidade de erros que barbeiros já fizeram na minha barba… Deus me livre!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


DE VOLTA AO TOPO

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal R$ 0
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods