Por que mudamos a nossa identidade visual ao longo dos anos?

de Rafael Meier em March 25, 2022

Tudo na vida é uma sucessão de etapas. Buscar sempre evoluir, no aspecto que for, é algo que faz parte do nosso DNA. Qualidade de produto, atendimento, preço, cultura de equipe, respeito ao próximo...isso se aplica muito ao universo VITO também!

Por isso mudanças ao longo do percurso são naturais. Você que está lendo agora provavelmente não está igualzinho a como você era na adolescência, ou está?

Falar da história da VITO, começando nos primórdios de 2014 dentro da Men´s Market, é impossível sem falar das embalagens dos nossos produtos, que refletem a nossa "cara".

E é interessante como apesar da nossa mudança de identidade visual, as fórmulas dos nossos produtos pouco - ou nada - mudaram. Alguns saíram de linha, vieram outros. Mas em cada época da nossa existência fica claro como éramos por dentro se você observar como estávamos por fora.

Com frequência aparecem clientes das antigas perguntando: "Mas esse Balm verde é o mesmo que aquele preto, que eu comprava em 2015?" ou então "E a Vito The Paste, comprei na Men's, é a mesma?". A resposta é sempre "Sim, ainda somos nós! Em time que tá ganhando não se mexe". Mas quando usamos esse bordão futebolístico pra falar das fórmulas muita gente fica confusa:

"Então por que raios vocês mudaram as embalagens???" - e é aí que a história começa a ficar interessante!

Se você olhar bem, as primeiras embalagens da VITO eram num estilo mais clássico, remetendo às antigas barbearias, com seus produtos artesanais chiques. Não havia tanto espaço pra diálogo com o consumidor. O diálogo era sobre os produtos em si. "Pra que serve esse balm para barba?". Coincidência ou não, tínhamos um visual mais sóbrio, sem muita cor. Todas as embalagens eram pretas e brancas ou no máximo tinham um bege bem clarinho, não muito chamativo.

Hoje depois de bons 7 anos de VITO, dá pra dizer que tanto a marca VITO quanto as pessoas por trás dela e também o mercado de cuidado pessoal masculino estão mais maduros. Os homens já conhecem mais os produtos que existem pra se cuidar e há uma busca em 2022 que não havíamos detectado em 2014. Os homens estão buscando não só se cuidar pra ficar bonitões, mas também buscam se encontrar como pessoas.

Ao mesmo tempo, nós, pessoas de carne e osso por trás da VITO, eu (Rafa) e Pedrão (nosso fundador, desde a época da Men's), fomos descobrindo algumas individualidades nossas. Podemos elencar algumas principais, que foram trazendo gradualmente nossa identidade visual para o que é hoje.

Pra começar, gostamos muito dessa ideia de se encontrar como pessoa. E o diálogo é uma ferramenta que acelera o processo. Assim, trouxemos mais cor e energia pros nossos produtos. Estamos dizendo "somos gente boa, quer tomar uma cerveja gelada com a gente e conversar um pouco?".

Além disso, um valor que nos une é a brasilidade. Somos realmente apaixonados pelo Brasil e pelos brasileiros. Somos fãs do Brasil que dá certo, da tia do dogão que faz a grana da semana na saída do metrô ou do Ronaldinho Gaúcho, que é um dos maiores futebolistas da história com todo o seu estilo irreverente e alegre.

Coloque as duas coisas num caldeirão e pumba: nossos produtos agora tem as cores do Brasil e cada uma representa uma linha! Os produtos pra barba vieram com o verde. Já os de cabelo, trazem o azul.

E o amarelo? Tem produto da linha de produtos pro corpo vindo por aí e já damos um spoiler: vai ser bombástico.

1 comente
de Marco em April 28, 2022

A única loucura foi terem nos privado do melhor óleo para barba do Brasil (eu diria um dos melhores do sistema solar!)
Por favor, tragam-no de volta!!!

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