Sobre os haters: é impossível agradar todo mundo

Sobre os pagões: é impossível agradar todo mundo - um pouco de bastidores

Parte de tentar imprimir na VITO a nossa identidade e valores pessoais compartilhados pelas pessoas que aqui trabalham têm um contraponto de declarar o que não somos, ainda mais reforçado pela forma sem nuances que tudo acontece nos algoritmos da rede social.


Já tivemos há algum tempo gente que trabalhou conosco e foi contra fazermos um material onde íamos falar sobre câncer de mama e outubro rosa. Pretendíamos contar a história de uma amiga nossa cujo marido havia descoberto o nódulo no seio da esposa e tinha ajudado no diagnóstico. Para essa pessoa que trabalhava com a gente, falarmos disso era um posicionamento machista da empresa porque pressupunha que o homem tinha algum papel de interferência da vida da mulher.


Era um caso real, uma história bonita de um casal que superou o câncer de mama juntos, e não podíamos postar porque na visão desta pessoa, era machista e nós não somos machistas. As minorias muitas vezes tão intolerantes quanto a intolerância que dizem combater. 


Com o lançamento do Pirulito Splash, nosso sabonete íntimo, começaram a surgir os pagões, aqueles que jamais vão aderir ao que você acredita, seja uma ideia ou algo concreto como um produto. Gente nos comentários de posts, parcerias, anúncios e no inbox vociferando contra muita coisa, mas pouca coisa com sentido.


Assim que o produto começou a se espalhar, começaram a chegar os pagões. O usuário Felipe (nome fictício de um usuário da rede social), disse que o produto era "frescura, lava com sabão", "esse mundo de hoje" e por aí vai. Os vários urologistas com anos de estrada que nos ajudaram a desenhar o produto, os usuários que testaram a fórmula, testes urológicos, ninguém tem direito de querer uma higiene mais específica porque o sujeito interagindo numa campanha de rede social acha frescura e que "quem fez o produto deveria ser demitido". 


Ele não comprou, não conhece, provavelmente nem entrou na página do produto, mas acha que é uma frescura você querer usar um produto que quem de fato comprou dá nota de 94/100, mais de 90% de recomendação.


Existem casos mais agressivos, gente que veio no inbox questionar pontos regulatórios que nem tinha ideia, gente questionando o nome do produto ("pirulito? Não pode mais chamar de pênis?") homofobia gratuita, intolerância, gente questionando o porquê de se chamar sabonete íntimo masculino se não são apenas os homens que têm pênis, acho que deu pra entender o nível de agressividade, nada muito fora do padrão do que viraram as redes sociais nos últimos 5 anos.


O ponto aqui para nós é que é impossível criar algo sem imprimir os valores e princípios das pessoas que estão por trás do projeto, ainda mais em produtos de cuidado pessoal. Os pagões vão existir, sempre existiram, mas temos cada vez mais convicção que a voz que importa é a voz de quem consegue ter uma vida minimamente melhor pela VITO existir.

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10 comentários

Eu acredito que tem muita gente que não faz nada pelo próximo, nada para ajudar realmente a sociedade e acredita que questionar e ofender é uma ação construtiva. É uma pena que isso tenha impactado vocês de alguma forma a ponto de trazer essa explicação a nós. Não são pessoas assim que “cancelam” vocês e espero que essas “pessoas” criem algo melhor que o produto de vocês e, assim, terem bagagem para criticar sua criação.

Daniel

Li muitos desses comentários e tive bem claro pra mim que era coisa de gente à toa. Salvo aqueles que se referiam a ampliação da campanha (e, portanto, do produto) para “pessoas com pênis”. Neste caso, esses comentários revelam valores que tb são compartilhados pelo pessoal da VITO, e merecem ser escutados e incorporados.
E sabe o que mais: eu uso o pirulito’s splash e ADORO!!! Quem não experimentou que está perdendo. Azar o deles!!! Mais um acerto do VITO!!! Bjs

Paulo

De fato, não são só homens que tem penis.
Mas enfim.
Acredito que vocês já compreenderam esse ponto, e do posicionamento machista.
Já me apontaram assim certa vez por simplesmente não entender a dor do próximo.
De fato.
O protagonismo masculino e gigantesco ainda, e o produto por ser voltado ao público masculino iria sofrer retaliações pelo momento que estamos de polarização.
Acredito que vocês como empresa devem estudar e compreender o momento social que estamos.
Utilizo o produto, tenho um na casa de meus pais e em minha casa, para me manter higienizado.
Dei minha opinião quanto a aromas já.
Acredito no produto de vocês.
Mas todos nós seres humanos precisamos de posicionamento social.
Se posicionem.
Utilizem todas essas críticas vindas tanto do público heteronormativo como lgbt para encontrarem a despolarização de vocês.
Paz a vocês pessoal.
Entendam a dor de quem está falando.
Normalmente quem está machucando.
Machucado está.

João Caetano Santos Taveira de Souza

Eu comprei o produto para fazer um teste, porque tem vários produtos similares no mercado, eu particularmente já comprei vários, porém nunca tinha encontrado produto masculino específico.
Quando comecei usar, não só gostei pela fragrância, mas que realmente age como uma proteção e dura muito mais tempo que os outros similares.
Eu adorei a ideia, do produto, é muito bom, recomendo.
O nome se fosse criar atrito para os céticos, poderia só mudar, mas o produto em si é sensacional e vou seguir comprando.

Luis Antonio Dominguez

Gente, quem não gosta deum Pirulito limpinho e cheirosinho? O cheiro natural é bom? Muito, assim como da nossa ppk, mas se de vez em quando dá pra dar uma incrementada, qual o problema? Eu já tô aqui imaginando meu marido com o playground todo perfumado!! Nem experimentei e já gostei! Vito, vcs são pioneiros na vaidade masculina, não se sintam menos por causa de algo tão pequeno! Continuem inovando, criando, pensando… Quem se ama e ama os homens agradece! Sucesso!

Samantha Silva Braga

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